Seleção RED: Crianças no cinema.

Seleção RED: Crianças no cinema.

Seleção de filmes com protagonistas infantis e jovens coadjuvantes que roubaram a cena e ajudaram a construir a história do cinema mundial.

O pássaro azul –  Walter Lang – 1940

O filme conta a história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que são levados para uma encantadora viagem pelo passado, presente e futuro, em busca do Pássaro Azul da Felicidade. Simples e divertido, é uma clássica história sobre os poderes da natureza e a jornada em busca a uma felicidade que está no lado de fora de nós. A reflexão na metáfora constante que acontece durante o filme. A garotinha é interpretada pela belíssima Shirley Temple, em sua primeira atuação no cinema.


Taxi Driver – Martin Scorsese – 1976
“Aqui está um homem que não aceita mais nada. Um homem que se rebelou contra a escória, as vadias, os cães, a sujeira, a merda. Aqui está um homem que se rebelou.” A frase é de um dos maiores personagens da parceria DeNiro-Scorsese, Travis Bickle, um ex-soldado da Guerra do Vietnã que volta ao trabalho como motorista de táxi. Sua fúria e sua raiva contra o mundo injusto e sujo que o cerca explodem ao conhecer Iris, a prostituta vivida por uma Jodie Foster de 13 anos. Os olhos se voltaram para a jovem atriz, que acabou sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1977.


A Lagoa Azul – Randal Kleiser – 1980 

Após um naufrágio, duas crianças e o velho cozinheiro de um navio vão parar em uma ilha deserta no Oceano Pacífico. Pouco tempo depois, o cozinheiro morre, deixando o menino Richard e a menina Emmeline (Brooke Shields) entregues à própria sorte.


ANNIE –  John Huston – 1982

1930, a pequena Annie (Aileen Quinn) vive num orfanato comandado pela terrível Srta. Hannigan (Carol Burnett), uma verdadeira megera. Sua sorte muda quando ela é escolhida para passar uns dias na casa do milionário Oliver Warbucks (Albert Finney), onde acaba conquistando todos os funcionários. Annie derrete também o coração do Sr. Warbucks, que decide ajudá-la a reencontrar seus pais.

Como não se apaixonar por ANNIE?


E.T. – O extraterrestre (E.T., EUA, 1982)

Um menino faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que é deixado na Califórnia, longe do seu planeta.  O papel da fofa Gertie foi o début de Drew Barrymore, com apenas 5 aninhos na época. Mas o cinema não lhe era estranho, já que ela era a caçula da prestigiada família de atores Barrymore: neta de John Barrymore (Grand Hotel, 1932) e sobrinha-neta de Lionel Barrymore (A felicidade não se compra, 1946). Elliot, o irmão mais velho de Gertie no filme, interpretado por Henry Thomas, continuou a carreira de ator, mas em filmes não muito reconhecidos.


Ewoks: A batalha de Endor – Jim Wheat – 1985

Ewok é um filme feito para TV de 1985, baseado na galáxia de Star Wars. O filme é focado em Cindel, a garotinha do primeiro filme que, depois de ficar órfã, junta-se seus amigos Noa, Wicket e outros Ewoks, para proteger sua aldeia. Juntos, eles devem derrotar os saqueadores malignos que tomaram o controle da lua florestal de Endor.


Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore – 1988

O vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1989 conta a trajetória de Salvatore “Toto” di Vitto, desde a infância difícil ocorrida na Itália do pós-guerra à maturidade. O filme quase todo se concentra na infância de Toto e na amizade construída entre o menino e o projecionista do cinema local, Alfredo (Philippe Noiret). A sequência em que Toto retorna à cidadezinha já adulto e entra no cinema da infância é uma das mais belas do cinema – e as que mais fazem chorar, graças à belíssima trilha sonora de Ennio Morricone.


Meu primeiro amor – Howard Zieff – 1991

Vada Sultenfuss, uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu quando a garota nasceu e seu pai, Harry Sultenfuss, é um agente funerário que não lhe dá muita atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler, seu professor de inglês, e é muito amiga de Thomas J. Sennett, um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto, uma maquiadora, para os funerais e se apaixona por ela, Vada se sente rejeitada e quer fazer qualquer coisa para separá-los.


The Goonies –  Richard Donner – 1985

Os Goonies encontram um misterioso mapa do tesouro e começam a seguir as pistas, entrando num fabuloso mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo galeão pirata que esconde moedas de ouro.


Entrevista com o vampiro –  Neil Jordan – 1994
A futura Mary Jane Watson tinha apenas 12 anos quando participou do filme com os belos Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas.  Kirsten Dunst interpreta a vampira mirim Claudia, personagem inspirado na filha de Anne Rice, autora do livro no qual o filme é baseado. Claudia vive o dilema de ter entrado para a horda dos vampiros quando criança e, no entanto, ter sua sexualidade de mulher adulta reprimida.


O sexto sentido –  M. Night Shyamalan – 1999

Um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.


Harry Potter e a pedra filosofal –   Chris Columbus – 2001

Adaptação da primeira obra popular de J.K. Rowling sobre Harry Potter, um menino que soube em seu aniversário de onze anos que é filho órfão de dois bruxos e possui poderes mágicos únicos. De filho indesejado, passa a ser um estudante de Hogwarts, uma escola inglesa para bruxos. Lá ele conhece vários amigos que o ajudam a descobrir a verdade sobre as mortes misteriosas de seus pais.


Cidade de Deus – Fernando Meirelles, Kátia Lund – 2002
Dadinho e Bené são moradores da recém-fundada comunidade Cidade de Deus, um programa do estado do Rio de Janeiro para a remoção de favelas dos anos 1960. Na década seguinte, os amigos assumem o comando do tráfico de drogas na favela, agora mais empobrecida e violenta.

A história é fictícia, mas inspirada em fatos reais narrados por um jornalista que foi morador da Cidade de Deus, no livro de mesmo nome.


Pequena Miss Sunshine – Jonathan Dayton, Valerie Faris – 2006

Olive (Abigail Breslin) é uma menina de 9 anos que sonha em se tornar miss. Para realizar esse sonho, inscreve-se no concurso Pequena Miss Sunshine, e a excêntrica família Hoover parte em uma viagem a bordo de uma kombi amarela: o pai, um orientador motivacional fracassado; a mãe, uma mulher que ocupa múltiplas funções; o irmão que faz voto de silêncio para perseguir um objetivo; o tio, gay e suicida em potencial; e o avô tarado.


Moonrise Kingdom –  Wes Anderson – 2012

Em 1965, residentes de uma ilha formam uma comunidade aparentemente imune aos males do resto do mundo. Os adolescentes Sam e Suzy se apaixonam e decidem fugir antes da chegada de uma violenta tempestade que ameaça a região.

 

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.