Mária Svarbová

Mária Svarbová nasceu em 1988 na Eslováquia. Apesar de estudar restauração e arqueologia, ela encontrou um meio para sua expressão artística na fotografia. Desde 2010, ela tem se concentrado no desenvolvimento de sua própria linguagem fotográfica, ganhando rapidamente reconhecimento internacional. Entre os prêmios, exposições individuais e coletivas, seu trabalho tem sido destaque em diversas publicações.

Mária desenvolveu um estilo único desde o início de seu trabalho – partindo de retratos tradicionais para se concentrar na experimentação com espaço, cor e atmosfera.

Seu interesse pela arquitetura e pelos espaços públicos, levou Maria a criar cenários únicos. O corpo humano é usado mais ou menos como um suporte, sem individualidade ou emoções. Há uma sensação de desapego frio.

Como parte da sua cuidadosa composição, figuras maravilhosamente estranhas criam cenas sonhadoras com objetos comuns. Há uma tensão silenciosa, o drama está escondido sob a superfície limpa e lisa.

Ações cotidianas, como ir a academia, fazer uma consulta médica ou ainda comprar uma carne em um açougue tem um novo significado através dos olhos de Mária.

A cartela de cor, a geometria e a pureza visual dão uma sensação de ordem ultramundana e um prazer visual imperturbável que é inatingível na vida real.

http://www.mariasvarbova.com

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.