Como aplicar o design thinking (pensamento em design) para solucionar questões da vida?

Como aplicar o design thinking (pensamento em design) para solucionar questões da vida?

Os designers criam mundos e resolvem problemas usando o design thinking (pensamento em design). Pare por um minuto e olhe a sua volta. Tudo o que foi criado alguém pensou e projetou.

Tudo o que consumimos, desde a roupa que usamos a casa onde moramos foi criado por alguém.

Cada projeto começa com um problema. E o mesmo pensamento em design que é responsável pela criação do seu celular, da sua panela de pressão, da sua capa de chuva, do seu tênis de corrida, da roupa do seu cachorro ou do carrinho da sua filha pode ser usado para projetar sua profissão, seu novo trabalho e a sua vida.

Mas como funciona na prática?

O inicio do jogo é entender que: o mapa não é o território. O que significa que o que você acredita como verdade não é a realidade em si. Nós seres humanos somos uma combinação de crenças e experiências. O que te faz ser você, é a soma do que você viveu e como lidou com essa experiência que fez com que construísse seu sistema de crenças.

Abrir a cabeça para este conceito vai te ajudar a perceber que existem outras formas de ver o que você vê e é possível reprogramar seu cérebro para um novo sistema de crenças, que te leve aonde você deseja ir.

Por isso comece de onde está. Não importa de onde você veio ou aonde pensa ir. Você não esta atrasado ou adiantado. O pensamento de design pode te ajudar a construir o seu caminho de qualquer ponto de partida, independente de qualquer problema que você esteja enfrentando. No entanto, antes de descobrir em qual direção seguir, você precisa saber aonde você está e quais problemas está tentando resolver.

Quando usamos o pensamento de design, nós colocamos a nossa energia na busca do problema e não tanto na solução. Afinal, que sentido faz trabalhar no problema errado? É muito comum as pessoas acharem que seus problemas são pontuais como: mudar de emprego, ter mais dinheiro, emagrecer, ou até mudar de país, mas a realidade é que não é tão obvio assim achar o problema. E é ele quem vai traçar a fórmula para chegarmos a uma solução.

Normalmente definimos nosso problema pela carência de algo. E a realidade é que todos tem problemas. Que pode ser no trabalho, com a família, no relacionamento, saúde, dinheiro ou qualquer combinação dessas coisas.

Por isso decidir quais problemas resolver é uma das decisões mais importantes que você pode tomar, porque é possível perder anos, ou a vida inteira no problema errado.

Uma vida bem projetada significa uma vida bem vivida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *