Os utensílios fabulosos da gastronomia experimental Steinbeisser.

Os utensílios fabulosos da gastronomia experimental Steinbeisser.

Em 2012, Jouw Wijnsma e Martin Kullik fundaram a Steinbeisser, uma iniciativa de gastronomia experimental que reúne chefs e artistas de renome para uma experiência culinária única. Os artistas criam talheres e louças exclusivas que celebram a experimentação na gastronomia.

Impulsionados por uma busca de novas maneiras de desfrutar da comida, essas peças não seguem as regras normais de usabilidade. Em vez disso, elas desafiam você a rever a sua relação entre os utensílios de mesa. Eles podem ser amados por sua função de provocação, mas também por sua beleza.

No entanto, não se trata apenas de beleza, essa turma residente de Amsterdam também acredita na sustentabilidade e no ciclo da coisas. É por isso que todas as peças são criadas apenas a partir de materiais naturais e reciclados como madeira, pedra, metal, barro e vidro, muitas vezes obtidos localmente. Mesmo as outras partes das peças, tais como cola e tinta, são orgânicas e biodegradáveis.

A iniciativa chamada de “Gastronomia Experimental”, realizada no Lloyd Hotel junto com a Embaixada Cultural de Amsterdam tem como objetivo trazer uma experiência única, onde chefs reconhecidos e artistas internacionais se reúnem para realizar um criativo acontecimento one-of-a-kind gastronômico.

Alimentos e bebidas são sempre inteiramente à base de plantas (vegano). Além disso, todos os ingredientes são provenientes da agricultura biodinâmica e orgânica das imediações. Os jantares são uma experiência verdadeiramente única que não só apresentam a cozinha contemporânea ao mais alto nível, mas também colocam o design, a gastronomia e a natureza em um contexto novo, excitante e inspirador.

A loja online da Steinbeisser, chamada Jouw, apresenta uma coleção de talheres fabulosos e um serviço de mesa criado por mais de 35 artistas internacionais.

Com um desejo de buscar novas maneiras de desfrutar a comida, as peças foram criadas  sem seguir as regras normais de usabilidade. Com isso, eles desafiam os clientes a redesenhar a sua relação entre os utensílios e a alimentação.

Os utensílios desta gastronomia experimental nos fazem ter mais consciência sobre o ato de comer. Aproximar essa idéia em seu nível mais literal, significa comer mais lentamente, apreciando mais e mais cada detalhe. É provado que isso traz benefícios fisiológicos.

As teorias do pensador alimentar Horace Fletcher, aconselharam as pessoas a mastigarem seus alimentos em torno de 100 vezes e consumindo tudo mais lentamente. Isso melhora a digestão, ajuda com saciedade, gerenciamento de perda de peso e a liberação de hormônios para a digestão no intestino.

Nos tempos atuais ouvimos muito sobre o Mindfulness, que neste caso é simplesmente comer mais consciente e se perguntar o por que você está comendo isso.

Antes de uma refeição, pense sobre o que você vai comer, como a refeição será calma e como você vai desfrutar da sua comida sem problemas, sentindo todos os sabores e cheiros que este ato te proporciona.

Muitas pessoas realmente não pensam sobre o que estão comendo. Compram alimentos que são em grande parte pré-preparados e que tem pouco sabor ou textura.

Nossas escolhas alimentares afetam mais do que apenas nossa própria saúde direta e bem-estar.

O consumo consciente transcende a mesa do jantar, mas também o processo da agricultura e da culinária.

Os ARTISTAS envolvidos neste projeto.

Deborah Rudolph
Erica Iman
Eva Burton
Federica Sala
Felt+Fat
Gabi Veit
Jasmin Matzakow
Jessica Hans
Jochen Holz
Joe Pintz
Joo Hyung Park
Kun Zhang
Luke Shalan
Maki Okamoto
Matthias Dyer
Mitch Iburg
Nils Hint
Sara Gackowska
Sarah-Linda Forrer
Sergey Jivetin
Stian Korntved Ruud
Stuart Cairns
Tala Yuan
Tatjana Giorgadse

http://www.steinbeisser.org

http://www.jouwstore.com

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.