15 idéias para expressar a criatividade no dia a dia.

Por que a criatividade é importante na vida cotidiana? Simplificando, é porque faz a vida infinitamente interessante e gratificante. A criatividade é uma maneira de viver a vida que abraça a originalidade e faz conexões únicas entre idéias aparentemente diferentes.

É viver a vida como uma jornada experimentando atos muito simples, todos os dias.

Conectamos a criatividade ao fazer algo, estar em movimento mas, de fato, o significado da palavra significa “crescer”. Quando somos criativos, sentimos como se o mundo e tudo o que existe nele estejam vivos e vibrantes. E os subprodutos disso são algumas das principais realizações da civilização humana – desde a invenção da roda às sonatas de Mozart.

Os seres humanos são essencialmente criativos – desde a infância, encontramos maneiras inovadoras de negociar a vida. As pessoas mais criativas encontram caminhos em torno de obstáculos porque não as vêem como obstáculos, mas também como oportunidades.

A criatividade expande nossas percepções e, juntamente com as percepções ampliadas, novas maneiras de resolver problemas até de fazer uma refeição requintada quando você não sabe cozinhar surgem.

É com esse olhar que precisamos ver a vida, o olhar de que tudo é uma possibilidade e que existe uma magia por trás desta realidade que se apresenta.

Separamos 15 idéias para você exercitar a sua criatividade no dia a dia:

1. Faça do seu entorno imediatamente um lugar tão bonito ou excêntrico quanto possível. Experimente explorar as cores, texturas e formas. Adicione um elemento de surpresa ou peculiaridade para a decoração da sua casa. O inesperado pode sacudir você da sua zona de conforto e trazer mais inspiração. Quem sabe um bidê verde esmeralda que você não usa mais fica lindo de vaso na sua sala?

2. Vá em algum lugar novo, tão perto como um restaurante que você nunca entrou do lado da sua casa ou até a China. Novos lugares exercitam a mente e os sentidos e, quando estamos entusiasmados, nossas habilidades criativas se elevam.

3. Passe 10 minutos por dia sonhando pela janela.

4. Não se censure. Toda vez que vir um julgamento na sua mente, foque na sua respiração e deixe ele ir embora.

5. Faça algo novo ou algo antigo de uma maneira totalmente nova. Como Picasso disse: “Eu sempre estou fazendo o que não posso fazer, para que eu possa aprender a fazê-lo”.

6. Reduza a velocidade das suas percepções para que você as experimente, ou seja, comer lentamente e provar sua comida, observar atentamente as flores no jardim, passar um tempo do dia escrevendo e desenhando as suas percepções.

7. Traga um pouco de absurdo para o dia a dia. Acredite e siga seu ‘What ifs’ – E SE eu fosse um incrível escritor? E se eu pudesse fazer uma nave espacial revolucionária? E se eu pudesse flutuar? Esse exercício ajuda a amplificar nossas percepções e “ver” além do óbvio.

8. Passe 15 minutos olhando ao redor com os olhos de uma criança. Lembre-se desse sentimento de admiração, amor pela cor, surpresa, curiosidade e fome para explorar. Pode aumentar a sua criatividade porque você está lembrando como você já foi muito imaginativo.

9. Pegue um caderno e uma caneta em todos os lugares que você vá e anote suas observações. Muitas vezes, temos idéias inovadoras, mas nós as esquecemos se não as gravarmos.

10. Sinta mais e pense menos. Toda a vez que tiver uma ideia, veja se ela te causa alguma emoção ou sentimento. Se sim siga em frente e explore mais isso.

11. Faça uma visualização em que você se veja imaginando e criando sem esforço. Imagine-se amando o processo. Imagine, imagine sempre.

12. Apenas faça! A criatividade também é um músculo: use-o ou perca-o. Dança, desenho, brainstorm, mude sua vida, mude de cidade, faça aquele curso que deseja ou simplesmente limpe seu armário. Quanto mais você usa sua criatividade, mais fácil o processo entra em movimento e melhor você consegue materializar.

13. Colabore criativamente com seus amigos com idéias. Se junte a pessoas que vibram o que você vibra. Valores e ideais. Juntos a força é maior e mais duradoura.

14. Experimente usar uma roupa mais extravagante na rua ou no trabalho. Compre um chapéu fabuloso. Misture estampas e cores, ouse. É importante a gente se ver no espelho diferente vez ou outra. A roupa gera comportamento.

15. Lembre-se das palavras de Samuel Becket, no segredo da criatividade ao longo da vida: “erre, erre novamente, erre melhor”!

Bom treino 😉

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.